Os negócios sociais têm como objetivo impactar e transformar a vida das pessoas, contribuindo para um mundo melhor.

Você sabe o que são negócios sociais? Eles visam ao lucro, mas também contribuem para minimizar problemas sociais e/ou ambientais, como nas áreas de educação, saúde, transporte e habitação. Eles devem beneficiar a população que é a base da pirâmide social (classes C, D e E) ou outros grupos que necessitem de inclusão social (como por exemplo deficientes físicos).

Através de modelos de negócio autossustentáveis e economicamente viáveis, os negócios sociais têm como objetivo impactar e transformar a vida das pessoas, contribuindo para um mundo melhor.

O conceito ainda não é muito conhecido aqui no Brasil, mas já é forte em outros lugares do mundo. Um exemplo é a cooperativa francesa Groupe SOS, que atua na área há 30 anos e têm mais de 300 empresas espalhadas em 20 países.

As empresas do Grupo SOS prestam serviços que o Estado não tem condições de oferecer sozinho principalmente em cinco áreas: saúde, educação, solidariedade, terceira idade e emprego. Esses serviços constituem um complemento ao Estado, não uma substituição.

O Groupe SOS chegou recentemente ao Brasil e já identificou oportunidades de atuação, como a construção de creches para a população de baixa renda e o desenvolvimento de ferramentas de mensuração de impacto social e desempenho financeiro para empresas e instituições.

Uma das razões do sucesso da cooperativa na França foi a parceria com o governo. Em Paris eles trabalharam lado a lado com o governo da cidade para lançar o Social Good Lab, uma incubadora de tecnologias com impacto social.

Os negócios sociais estão se expandindo no Brasil. O Groupe SOS considera o país promissor para o setor por seu tamanho e pelas questões sociais que tem enfrentado: desigualdades sociais e econômicas, falta de educação, pobreza, baixa qualidade do sistema de saúde, entre outros. Eles afirmam que o conceito de negócios sociais está se espalhando no Brasil, com multiplicação de novas iniciativas e estruturas para apoiá-los.

Leia mais  7 Perguntas para Taynaah Reis, fundadora da criptomoeda cooperativa Moeda

A cooperativa acredita que os negócios sociais são uma das melhores respostas para as novas necessidades do mundo, pois eles podem resolver questões relacionadas à pobreza e à exclusão e também contribuir para o crescimento econômico e a geração de empregos.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: