O medicamento que promete transformar o mundo não existe, mas você pode mudar, mesmo sem remédio.

Estamos constantemente buscando melhorar, na nossa vida pessoal e profissional. Mas a gente sabe que abdicar de sentimentos egoístas não é uma tarefa fácil. Por isso, no dia 1º de abril, trouxemos as COOPILLS® como assunto no nosso Facebook.

 

Sentimos informar que, infelizmente, as cápsulas, que prometem implementar valores cooperativistas de forma instantânea em nosso cérebro, são apenas uma brincadeira alusiva ao Dia da Mentira. Uma pena, né?

 

Afinal, se existissem, as COOPILLS® nos ensinariam que:

  • Ambientes de trabalho devem cativar, não gerar competitividade.
  • Líderes devem inspirar, não te puxar para baixo.
  • Se serve à sociedade, deve ser sustentável e justo para todos.
  • Empresas devem colocar o impacto social de seus produtos e serviços acima do lucro.
  • Todo mundo ganha mais quando há cooperação.

A parte boa disso tudo é que podemos conseguir o efeito deste “medicamento” por outros meios, os quais não estão ligados de nenhuma maneira com a indústria farmacêutica.

 

O grande segredo para ser cooperativo

Sem fórmulas secretas, tornar-se mais cooperativo é uma construção diária individual. Aprender a cooperar é um processo difícil, que envolve quebra de paradigmas e desenvolvimento de habilidades pessoais. Ou seja, é impossível escrevermos uma “receita de bolo” com o passo a passo cooperativista.

 

Isso depende de você.

Considerando que cooperar é uma escolha, não dá pra forçar a barra, a vontade de mudar deve vir de cada um de nós. O respeito às escolhas individuais está na essência cooperativista, que tem como princípio a adesão livre e voluntária, garantindo a liberdade individual.

 

Leia mais  GIF Biográfico do Cooperativismo

Mudar é uma escolha individual, mas a mudança é coletiva.

Você deve estar se perguntando: “Mas por onde começar?”. E é aqui que a gente entra. Quando você escolhe a cooperação como um valor na sua vida, percebe que é impossível fazer isso sozinho e une-se com pessoas, que assim como você, escolheram isso.

Cada um em sua realidade, em diferentes ambientes e mercados de trabalho, com aptidões distintas, mas com uma vontade em comum: construir um mundo melhor. Tendo essa essência consolidada, é hora de encontramos, juntos, ferramentas para tirarmos nossos planos do papel.

 

A questão é: você pode cooperar em qualquer lugar…

…e de diferentes maneiras: auxiliando pequenos produtores através do consumo de produtos locais; tornando-se um líder inspirador dentro do seu ambiente de trabalho; ou até mesmo apostando no empreendedorismo para gerar impacto social. Tudo depende dos seus objetivos e do espaço no qual você está inserido.

 

Mas é claro que a melhor maneira de cooperar é dentro do cooperativismo.

Apesar de ser possível cooperar em qualquer lugar, o efeito é muito maior quando multiplicado, e isso acontece em cooperativas, quando pessoas que compartilham valores unem-se para gerar ainda mais impacto e resultados comuns.

Se você busca tornar-se cooperativo de verdade, a melhor opção é buscar, dentro dos ramos do cooperativismo, uma oportunidade de negócio que combine com você. No Brasil, o movimento cooperativista não para de crescer e está presente nos mais diferentes setores do mercado de trabalho, contemplando todas as profissões.

Só no Rio Grande do Sul, existem mais de 420 cooperativas, as quais contam com 2,8 milhões de associados. Os números não mentem, somos um movimento gigante. Mas pode ficar tranquilo: assim como coração de mãe, temos um espaço reservado para você. Que tal mergulhar no universo cooperativista com a gente?

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: