O CoopWorking é um espaço de cocriação cooperativa para cooperados, colaboradores e parceiros.

coworking-cooperativismo

Cocriação. Criar junto.

Segundo a Wikipédia, é uma forma de inovação que acontece quando as pessoas de fora da empresa, como fornecedores, colaboradores e clientes, associam-se com o negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias.

Tá ligado em coworking?

Coworking, você já está ligado, não é mesmo? É uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do freelancing e das startups, os coworkings reúnem, diariamente, milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente integrado e inspirador.

No Brasil, estimam-se mais de 500 espaços. No mundo todo, é possível que já existam mais de 5.000 locais em funcionamento. Todo esse êxito é produto de uma ideia simples: profissionais independentes que procuram um lugar democrático em que possam desenvolver seus projetos sem o isolamento do home office ou as distrações de ambientes públicos.

No coworking, as pessoas encontram ambientes especialmente pensados para o trabalho autônomo, muito networking com pessoas de diversas áreas e toda a estrutura para receber clientes com um custo menor do que teria ao alugar uma sala comercial.

Mas o que é CoopWorking?

Olha que ideia legal! Agora, com a iniciativa da Unicred, coworking, cocriação, inovação, colaboração e cooperação têm tudo a ver com cooperativismo: é o CoopWorking.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Unicred RS (@unicred_rs) em

CoopWorking é um espaço superdescolado, inaugurado pela Unicred Central RS em julho deste ano, e pode ser utilizado pelos diferentes públicos atendidos pela Unicred: cooperados, colaboradores e parceiros.

Leia mais  Sobre o Dia dos Namorados

O ambiente, com espaço aberto e disruptivo para encontros e discussões, pode ser usado por esses públicos e, principalmente, por todas as cooperativas e cooperados do sistema Unicred.

Localizado na Avenida Praia de Belas, 1232 – loja 07, em Porto Alegre/RS, o CoopWorking tem 200 metros quadrados, três salas de reunião, auditório modulável com arquibancada retrátil, lounge, copa e recepção.

Quem pode utilizar o CoopWorking?

O local pode ser utilizado pelas cooperativas e pelos cooperados e contempla, ainda, o Instituto Unicred, que desenvolve iniciativas sistêmicas e oferece suporte para as práticas sociais das cooperativas do Sistema.

A intenção da Unicred é que o CoopWorking seja um espaço de fomento e troca de ideias, aproximando cooperados e comunidade.

Os cooperados da Unicred poderão fazer uso do espaço para o que for necessário, seja uma reunião ou um evento.

A ideia é fornecer acesso e informações sobre produtos e serviços de seguros, além de palestras de divulgação das Cooperativas, como, por exemplo, consórcio, previdência, marketplace e outros.

“É uma honra chegar neste momento, pois estamos conseguindo colocar em prática uma das nossas diretrizes estratégicas, que é a cultura da inovação”, explicou Rodrigo Borges, Diretor-Geral da Unicred Central RS.

Partiu CoopWorking?

É cooperado da Unicred? Então bora conhecer o CoopWorking!

O projeto arquitetônico do lugar ganhou uma atenção toda especial para transmitir esse conceito de união e troca entre as pessoas.

“O CoopWorking une a área de trabalho para a equipe de seguros com uma grande área de convivência com outras pessoas, proporcionando um relacionamento interpessoal e, principalmente, presencial”, explicou Natália Weidlich, arquiteta responsável pelo projeto.

Dessa forma, o projeto traz uma linguagem industrial, mais aberta e cosmopolita, com muita transparência, um dos preceitos do cooperativismo.

“Mantivemos várias peculiaridades já existentes do local para realçar o que já era interessante e aprimorar outras partes”, destaca Natália.

Os móveis seguem uma estética clean, chegam em metal e em uma releitura mais natural da madeira.

Leia mais  Geração Cooperação está presente no novo site da Escoop

O lugar é tão irado que até a gente do Geração já está bolando umas ideias para rodar no CoopWorking. E você, o que achou?

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: