O atual Gerente Regional da Coagrisol conta sua inspiradora trajetória no ramo cooperativista para o Geração.
Natural de Mormaço, Anderson Joanella tem 29 anos e é Gerente Regional da Coagrisol Cooperativa Agroindustrial, de Soledade (RS). Para chegar onde está, Anderson começou a trabalhar ainda muito jovem, com 17 anos, e se manteve sempre focado em sua formação, ligada ao agronegócio e ao cooperativismo. A história do Anderson é mais um case de sucesso de jovens que investem no cooperativismo como profissão.
Entre o primeiro estágio em uma fazenda no Mato Grosso à Gerência Regional na Coagrisol, Anderson teve uma intensa experiência no agronegócio. Após estudar Administração de Empresas na Universidade de Passo Fundo (UPF), foi contratado pela multinacional Monsanto, na unidade de Não-Me-Toque (RS). Foi trabalhando com o agronegócio que Anderson acabou direcionando seus interesses para o cooperativismo: “Sempre exerci em todas as minhas atividades, tanto pessoais quanto profissionais, espírito de liderança, de comprometimento, de ajuda mútua, de pensar no todo e cada vez mais tento aprimorar isso em prol das diretrizes do cooperativismo”, comenta.
Atualmente, Anderson é Gerente Regional em uma área que abrange nove unidades: Arvorezinha, Nova Alvorada, duas em Vila Maria, Camargo, Marau, Casca, Santo Antônio do Palma e Gentil.
Para contribuir ainda mais com seu trabalho na Coagrisol, Anderson buscou dar continuidade ao seu aprendizado através do MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio, que fez na Escoop. Para ele, a principal vantagem da Escoop em relação às outras faculdades é ter as origens no cooperativismo, além de possuir professores renomados e com alto grau de conhecimento e formação. Através da Escoop, Anderson realizou um intercâmbio para conhecer a realidade de cooperativas na Alemanha.
Quando perguntado sobre se o trabalho em uma cooperativa é uma opção viável para os jovens, Anderson foi categórico: “Com certeza, pois há reconhecimento do papel das cooperativas na redução da pobreza, geração de trabalho, emprego, renda e integração social, destacando também a contribuição destas para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. O cooperativismo é uma associação de pessoas que se unem voluntariamente em prol de um objetivo onde a cultura estabelecida é baseada na solidariedade, confiança e na ação coletiva. O mundo precisa e sempre precisará de alimentos, e nosso papel está diretamente inserido neste contexto, o que torna o trabalho rentável e gratificante”.
Em relação ao futuro, Anderson possui objetivos muito claros: “Continuar crescendo profissionalmente, buscando cada vez mais meu espaço no mercado de trabalho, sendo diferencial através da dedicação, comprometimento e inovação”. Sucesso para você, Anderson!

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
