A inovação valoriza a transparência na relação entre produtos e consumidores.

Um supermercado onde espelhos digitais informam aos clientes a origem dos produtos, seus métodos de produção e o quanto de carbono foi gerado em todo o processo. Esse é o Future Food District, um supermercado interativo apresentado na Expo Milão 2015, evento apoiado pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e que tem como temática “Nutrir o Planeta, Energia para a Vida”.

A inovação foi desenvolvida por Carlo Ratti, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em parceria com a Coop, uma rede de supermercados italiana. Ativo entre maio e outubro de 2015, o protótipo funciona como um verdadeiro supermercado, onde os visitantes da Expo podem interagir e fazer compras. Além dos espelhos digitais, o lugar conta com robôs que estão disponíveis para ajudar os clientes na escolha e na reposição dos produtos.

Apesar de as informações fornecidas pelos espelhos serem encontradas em pesquisas na internet, a ideia é valorizar a transparência na relação entre produtos e consumidores. Os visitantes podem, por exemplo, desistir de comprar um artigo ao saberem sobre o uso de um método inadequado, ou então, decidir experimentar algum item ao descobrirem que ele é sustentável.

Fonte: Expo Milano 2015

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: