Dicas de filmes para quem quer ver a cooperação nas telas.

Quem não gosta de um bom filme? Além de uma forma de lazer, é uma ótima maneira de nos informamos.

Selecionamos alguns filmes que abordam a temática das cooperativas, que são muito interessantes tanto para quem já é familiarizado com assunto quanto para quem ainda não conhece nada a respeito.

Dá pra Fazer! (2008, Itália)

O filme apresenta um sindicalista com ideias avançadas que passa a dirigir uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes de manicômios fechados pelo governo. Acreditando na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas por um trabalho de verdade, inventando atividades adaptadas às capacidades de cada um. Um tema importante, tratado com humor e delicadeza, divertido e comovente, que retrata uma realidade atual. Como o filme afirma: Dá para Fazer!

Capitalismo: Uma História de Amor (2009, EUA)

Neste documentário, o cooperativismo é apresentado como uma saída para os problemas criados pelo capitalismo nos Estados Unidos. Em uma determinada cena, o cineasta Michael Moore visita uma empresa que funciona com uma cooperativa e, após entrevistar o dono e os trabalhadores, fica surpreso ao saber do êxito da empresa e por constatar que o presidente e os trabalhadores recebem o mesmo. Para o cineasta, o sistema cooperativista resgata valores esquecidos pelo capitalismo atual, como liberdade e igualdade. Vale a pena ser visto, não só pelo enfoque dado ao cooperativismo.

Os dois próximos filmes ainda não foram lançados, mas estarão disponíveis em breve. Ambos serão imperdíveis para quem curte o cooperativismo!

Os Pioneiros de Rochdale

Como o nome indica, este filme contará a história da criação da primeira cooperativa do mundo, na Inglaterra, pelos célebres 28 tecelões da cidade de Rochdale. O lançamento na Europa está previsto para o mês de 2012, mas quem quiser pode dar uma espiada no trailer.

Leia mais  8 fatores que definem uma cooperativa

To the Moon

Documentário sobre os jovens que cruzaram os Estados Unidos de bicicleta, promovendo a cooperação. Durante a aventura, uma equipe de filmagem registrava todos os acontecimentos.Para saber mais sobre este projeto e assistir ao trailer, clique aqui e relembre o post que fizemos a respeito. A previsão de lançamento é para o início de 2013.

Já viu algum desses filmes? Se interessou por algum? Tem outras sugestões? Deixe seu comentário!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: