Ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes fazem parte dos jogos cooperativos

Antes de mais nada, jogos cooperativos são práticas que propiciam um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Neles, se busca a resolução de tarefas, missões e desafios com a cooperação de todos.

Ao mesmo tempo, essa modalidade ou tipo de jogo procura estabelecer e consolidar relações de parceria e confiança em um clima leve e descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e despertando uma maior empatia entre as pessoas.

Em outras palavras, nos jogos cooperativos todo mundo joga junto em equipe, todo mundo ganha ou perde junto, está todo mundo no mesmo time, ou se preferir, no mesmo barco! Da mesma forma acontece com o cooperativismo, em que os sócios aderem voluntariamente à cooperativa e se tornam donos do negócio, com deveres e responsabilidades nas tomadas de decisões.

Agora que você já sabe o que são jogos cooperativos, bora conhecer três jogos que aplicam na prática esse conceito:

Sword & Sorcery

jogos cooperativos 1: Sword e SorcerySword & Sorcery é um jogo cooperativo de fantasia, no qual você une suas forças com até quatro amigos (cinco jogadores no total) para combater e derrotar o mal, salvar o reino e quebrar o feitiço que está ligado às suas almas. Os vilões da história aqui são controlados pelo jogo, que segundo os desenvolvedores possui uma inteligência artificial (IA) única. O sistema de jogo é uma evolução do que foi apresentado em Galaxy Defenders, outro jogo cooperativo, com aprimoramento da IA dos monstros, alta escala de customização dos personagens e diversas táticas de combate, com a promessa de ter mecânicas nunca vistas antes em jogos desse porte.

Leia mais  Sinimbu cria primeira cooperativa escolar do Vale do Rio Pardo

Em outras palavras, você cria o seu grupo, que é basicamente um grupo de RPG (Role-playing game ou RPG é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente), onde você vai ter o guerreiro, o clérigo (classe de personagem típica de cenários de fantasia medieval), o arqueiro, ou seja, o interessante é que cada personagem tem a sua função, assim como no cooperativismo, que une o individual e o coletivo, e começa quando as pessoas se juntam em torno de um mesmo objetivo.

Idade: +14 anos

Tempo de jogo: 1h30

Jogadores: 1 a 5

 

Mansions of Madness: Segunda Edição

jogos cooperativos 2: Mansions of MadnessLançado aqui no Brasil pela Galápagos Jogos, Mansions of Madness: Segunda Edição é um jogo de tabuleiro com temática de horror e mistério, que envolve de um a cinco jogadores, totalmente cooperativo, orientado por um aplicativo.

Através do app, o jogador é envolvido e guiado pelas ruas veladas de Innsmouth e os corredores assombrados de mansões amaldiçoadas de Arkham. Tudo isso enquanto você procura por respostas e descanso, afinal ninguém é de ferro e até Deus descansou no sétimo dia!

Mas afinal, qual é a relação deste jogo com o cooperativismo? Bom, as cooperativas também desenvolvem programas de qualificação profissional e assistência técnica e buscam respostas e soluções para os desafios inerentes às atividades de seus setores. Ok, não são, como no jogo, necessariamente oito valentes e destemidos investigadores prontos para enfrentar quatro cenários de medo e mistério, coletar armas, ferramentas e informações, resolver quebra-cabeças complexos e lutar contra monstros, demência e morte. Mas como em todo modelo de negócio, sempre há problemas para resolver e nada melhor do que trabalhar de forma cooperativa, com princípios e valores que unem o desenvolvimento econômico, social e sustentável.

Leia mais  Ser ou não ser, eis a questão

Idade: +14 anos

Tempo de jogo: 3 horas

Jogadores: 1 a 5

 

Pandemic Legacy Azul – 1ª Temporada

jogos cooperativos 3: Pandemic LegacyEntão, qualquer semelhança não é mera coincidência. Nessa dica do GC é impossível ficarmos alheios a todo impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe à vida das pessoas. Mas calma lá, aqui vamos tentar suavizar esse momento e tentar fazer do limão uma limonada.

É inegável que as quarentenas, o isolamento social, o home office e a rotina dentro de casa aumentam a ansiedade e podem causar stress nas relações do dia a dia. E pra aliviar e desopilar um pouco, deixando de lado essa energia negativa, nada melhor do que fazer esse tempo dentro de casa ser mais divertido e interessante.

Em Pandemic Legacy é melhor esquecer tudo o que você conhece ou imagina saber sobre jogos de tabuleiro. Como assim? Vamos te explicar, tudo começa de forma simples, com um vírus mais resistente. Sacou a semelhança, agora? Mas como diria o nosso inesquecível Chapolin Colorado: “Calma, calma. Não criemos pânico!”. Não há nada que a equipe não possa lidar, mas, de um mês para outro, tudo mudou. Assim começa um ano que a humanidade jamais esquecerá… os jogadores devem mais uma vez se unir para tentar controlar a epidemia.

Coops na linha de frente contra a Covid-19

Da mesma forma que as cooperativas se mobilizam e juntam esforços na promoção de iniciativas de solidariedade em meio à pandemia da Covid-19, colocando em prática um dos princípios do cooperativismo, o compromisso com a comunidade. São campanhas de arrecadação de alimentos, doações financeiras destinadas à área de saúde, com aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel.

Leia mais  Cinco animais que provam que a cooperação é essencial

As decisões tomadas em uma partida de Pandemic Legacy afetam todos os jogos futuros, ou seja, não existe possibilidade de voltar atrás ou jogar novamente para mudar os fatos.

Doze partidas, cartas destruídas e tabuleiro modificado. Os personagens vão alterar e alguns podem ser perdidos, tal qual ocorre na vida real, vale lembrar. Heróis acabam surgindo e as doenças têm de ser contidas, assim como fazem os profissionais das cooperativas de Saúde. Nenhum jogo será igual ao outro e os jogadores é que decidem o rumo dessa história.

Idade: +13 anos

Tempo de jogo: 1 hora

Jogadores: 2 a 4

E você, conhece mais algum jogo cooperativo? Compartilhe conosco!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: