onfira ações do #MaioAmarelo e a relação entre esse movimento e o cooperativismo.

maio-amarelo-cooperativismo

O movimento Maio Amarelo é uma mobilização mundial que tem como principal objetivo chamar a atenção da galera para o alto número de acidentes no trânsito. O movimento que chegou de mansinho, a cada ano conquista mais pessoas e empresas em torno da discussão.

Maio Amarelo e cooperativismo, o que tem a ver, produção?

Você deve estar se perguntando qual é a relação do movimento com a pauta do GC, e a gente garante: mobilização tem tudo a ver com os princípios do cooperativismo.

Pensa com a gente: #MaioAmarelo luta justamente para a construção de um trânsito mais responsável e seguro, que, por sua vez, só será possível com a intercooperação, um dos valores cooperativistas. Não sacou ainda? Quer saber mais sobre a relação entre os dois temas?

Confira as 4 ações do #MaioAmarelo que você precisa conhecer:

 

1) Celular no trânsito: uma péssima jogada

Jogo de futebol, estádio lotado, partida importantíssima para o clube, jogadores em campo, tudo tranquilo, até o momento em que o goleiro resolve utilizar o celular dentro de campo. Sabe o que aconteceu? O objetivo da campanha de conscientização pensada pela Uber em parceria com o Atlético Paranaense foi alcançado.

A colaboração entre a empresa de transporte e o clube buscou apresentar uma analogia entre os riscos de utilizar celular dentro de campo e no trânsito, mostrando que, em ambos os cenários, a ação é uma péssima escolha.

Se liga no vídeo da ação:

 

2) Laço Amarelo: Empresas que vestem a camisa

O movimento #MaioAmarelo em nível nacional conta com o apoio de muitas empresas, do setor público e privado. As empresas, ao aderirem à causa, recebem o simbólico Laço Amarelo e se responsabilizam por levarem a pauta para dentro da organização.

Leia mais  Santa Clara e Unimed/RS são reconhecidas pela pesquisa Top of Mind

Diversas cooperativas de transporte estão engajadas com a causa. Um exemplo é a Coopercarga, que cumpre o importante papel de engajar seus associados na promoção de um trânsito mais seguro.

 

3) @voubemapp: Um trânsito mais cooperativo

A existência de um aplicativo de transporte cooperativo não é por si só uma ação pontual do Movimento #MaioAmarelo, mas sabemos que, quando colocamos os princípios cooperativos na rua, fica muito mais fácil construir um trânsito seguro e responsável.

O aplicativo @voubemapp, por ser uma cooperativa, entrega aos motoristas retorno financeiro justo sobre as corridas, evitando que eles trabalhem muitas horas seguidas e, assim, coloquem a sua segurança em risco.

 

4) Maio Amarelo Kids: conscientização não tem idade

É possível abordarmos a causa do movimento #MaioAmarelo em todas as idades. Neste ano, a mobilização foi além, criando uma plataforma exclusiva para falar sobre o tema com crianças.

A ferramenta traz diversas atividades e desafios focados no público infantil, ensinando aos pequenos os principais conceitos de educação no trânsito. A abordagem foca na intercooperação e na responsabilidade de cada um sobre a construção de um trânsito melhor.

Baixe agora: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.playlearn.maioamarelokids

 

Extra: A Certel também apoia o Movimento

Um caso regional, também oriundo de cooperativa, é o da cooperativa Certel, que promoveu, no último dia 13, uma série de palestras para seus funcionários em sua sede.

A iniciativa, além visar o envolvimento interno, é fazer com que a mensagem de conscientização se propague para fora da Cooperativa a partir dos associados, impactando toda a sociedade.

“Convidamos a todos, motoristas e pedestres, a participarem desta campanha por um trânsito seguro e que garanta a acessibilidade das pessoas sem transtornos ou fatalidades”, afirma Erineo José Hennemann, presidente da Cooperativa de Teutônia.

Leia mais  Concurso de fotografia seleciona melhores imagens da agricultura familiar

E você conhece alguma outra ação que promova a segurança no trânsito? Conte pra gente!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: