Criados no Twitter, compartilhados no Facebook, compilados pelo Buzzfeed, replicados no Whatsapp: os memes tomaram conta da internet brasileira e, cada vez mais, estão presentes em nossa rotina online. Até para explicar os princípios do cooperativismo.

artigo-principios-cooperativismo-explicados-por-memes

Gostando ou não, o que ninguém pode negar é que no Brasil tudo (absolutamente TUDO MESMO) pode ser explicado através de um meme.


Duvidou? Então se liga no compilado de memes e expressões que selecionamos para explicar cada um dos sete princípios do cooperativismo.

 

1) Porque eu não sou obrigada

O meme que viralizou e chegou a sair da internet para estampar camisetas e capinhas de celular renasce em 2019 para explicar o primeiro princípio do cooperativismo. Estamos falando da “Adesão livre e voluntária”, que expressa os valores de igualdade e liberdade no movimento.

Na prática: Qualquer pessoa que quiser pode participar desse modelo de trabalho. Ele serve para todos, desde que a adesão seja feita por conta própria.

principios-cooperativismo-meme-06

 

2) É democracia que chama, né?

A expressão “É (insira algum termo aqui) que chama, né?” saiu do carnaval de 2018 e tomou conta da internet, sendo utilizada para descrever absolutamente tudo, inclusive o segundo princípio do cooperativismo por aqui. Nesse caso, é democracia que chama MESMO, afinal, em cooperativas o poder de decisão não está vinculado à posse, dando a todos os associados o igual direito de voto (um sócio = um voto).

Na prática: Todos acompanham as políticas e a evolução da instituição, participando das decisões da cooperativa.

principios-cooperativismo-memes-05

3) Se organizar direitinho, todo mundo sai ganhando

A expressão “se organizar direitinho todo mundo (insira algum fato aqui)” ganhou a internet alguns anos atrás, sendo utilizada para descrever diversas vitórias coletivas, fruto da organização das pessoas. E vem para explicar que, a partir da “Participação Econômica dos membros” – o terceiro princípio do cooperativismo –, todo mundo sai ganhando.

Leia mais  Como criar uma cooperativa?

Na prática: Todos são associados, que adquirem cotas para entrar na sociedade e têm direito a participar democraticamente de todas as decisões da instituição.

principios-cooperativismo-memes-04

4) Respeita minha história

A expressão, muito utilizada em 2016 e 2017 no Twitter, reforça o quarto princípio cooperativista que garante que a história das cooperativas, marcada por “Autonomia e Independência”, seja respeitada.

Na prática: Acordos e parcerias podem ser firmados entre cooperativas e outras organizações, públicas ou privadas, desde que não afetem o controle democrático dos membros.

principios-cooperativismo-memes-03

 

5) Tu ratio em ter faltado a aula parça

Um dos memes mais atuais dessa lista foi gerado através de uma mensagem de áudio no WhatsApp. O assunto era a merenda na escola, mas, por aqui, explica a importância da “Educação, formação e informação”, o quinto dos sete princípios do cooperativismo.

Na prática: As cooperativas promovem a educação e a formação de seus trabalhadores e associados, informando-os e capacitando-os.

6) Se juntas já causam, imagina juntas

O meme que começou com uma postagem no Instagram de duas amigas viralizou e passou a ser aplicado em diversos cenários, explicando amizades, uniões e parcerias. E é exatamente sobre isso que fala a “Intercooperação”, descrita pelo sexto princípio coop.

Na prática: Atuando juntas, as cooperativas dão mais força ao movimento e servem de forma mais eficaz aos cooperados.

meme-imagina-juntas

7) O Brasil que eu quero (na horizontal, deitado)

Não era meme, mas virou. A iniciativa da Rede Globo, que convidou a galera para gravar um vídeo (na horizontal, deitado) sobre as expectativas para o Brasil, ganhou a internet no ano passado e vem para explicar o 7º princípio coop. Através do “Compromisso com a comunidade”, o cooperativismo constrói diariamente um mundo melhor.

Na prática: As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável de suas comunidades, através de benefícios sociais e econômicos.

Leia mais  Stricto Sensu ou Lato Sensu: Descubra a pós-graduação ideal para você

principios-cooperativismo-memes

 

Agora que você já sabe os melhores memes para explicar os princípios coop, veja como eles seriam se fossem músicas ou até mesmo filmes!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: