Confira algumas ações do Outubro Rosa para inspirar a sua cooperativa. Quanto mais cooperativas conscientizando sobre a importância da prevenção do câncer de mama, melhor!

outubro-rosa-cooperativa

O Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização, que tem por objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O nome Outubro Rosa remete à cor do laço rosa, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, de empresas e entidades na campanha.

E o cooperativismo com isso? Tudo!

O cooperativismo tem tudo a ver com mobilização que, por sua vez, tem tudo a ver com os princípios do cooperativismo.

Segue o raciocínio: OutubroRosa busca conscientizar mais e mais mulheres em todo o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e conscientizar tem tudo a ver com cooperar!

E mais! O 7º princípio do cooperativismo diz que as cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades. E nada mais importante para as comunidades onde estão as cooperativas que cuidar das pessoas do lugar.

Desenvolvimento sustentável, você está ligado, não é mesmo? Não quer dizer apenas sustentabilidade econômica ou ambiental, mas também social. E aí entra o bem-estar das suas populações, universo no qual se inserem os associados das cooperativas.

Falando de um jeito mais simples: apoiar ações humanitárias é interesse pela comunidade.

Por que é importante o diagnóstico precoce do câncer de mama?

Antes de falar das ações, um recado importante:

  • 14,7% das mortes por câncer em mulheres são de mama, 1º lugar entre as causas de morte pela doença.
  • Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA, são diagnosticados 164 novos casos de câncer de mama por dia no Brasil.
  • A chance de cura é de 95% caso a doença seja detectada em seu estágio inicial. Porém, 53,9% dos diagnósticos só acontecem quando a doença já está em estágio avançado.

Essas são as estatísticas. Mas não são apenas números. São mulheres, mães, filhas, famílias inteiras que sofrem por falta de exames preventivos que podem levar à cura.

O autoexame, aquele em que a mulher toca o próprio seio para reconhecer sinais de possíveis mudanças, é uma importante ferramenta, porém não substitui a mamografia e outros exames para o correto diagnóstico da doença. Por isso, esses exames devem ser feitos periodicamente.

E como o cooperativismo pode ajudar?

Para nós, do cooperativismo, cada pessoa importa. E é por isso que a gente se associa à campanha do #OutubroRosa.

Leia mais  Cooperativas do Rio Grande do Sul estão entre as melhores empresas para se trabalhar

Cada cooperativa, independentemente do seu porte, seja grande, média ou pequena, e independentemente do seu ramo, pode e deve participar do Outubro Rosa. As ações podem ser as mais diversas, desde promover palestras sobre prevenção, realizar exames gratuitamente nas associadas ou até mesmo expandir e envolver toda a comunidade.

8 ações de cooperativas para o Outubro Rosa

Recados dados, agora que você já sabe por que é importante falar de câncer de mama e como o cooperativismo pode ajudar nessa causa, vamos às ações que você precisa conhecer. Para que a sua cooperativa se inspire, veja essas 8 ações do Outubro Rosa que cooperativas já realizaram em anos anteriores:

1) Sicoob ofereceu mamografia de graça para 1.500 mulheres

Em todo o País, as cooperativas do Sicoob promoveram ações de conscientização no Outubro Rosa e, no Espírito Santo, a Central Sicoob ES ofereceu 1.500 exames de mamografia para mulheres acima de 35 anos que nunca tinham feito ou que tinham feito há mais de 12 meses.

As mulheres selecionadas para os exames são pessoas atendidas pelo Projeto Prevenir Mulher, desenvolvido pelo Sicoob ES em vários municípios capixabas. #VaiPlaneta

2) Comitê Mulher da Sicredi Nossa Terra realizou ação “Juntas pela Vida”

Para reforçar a preocupação com a saúde das comunidades onde atuam, o Comitê Mulher da Sicredi Nossa Terra realizou a ação “Juntas pela Vida” em agências da sua área de atuação, nos estados do Paraná e de São Paulo. O objetivo da ação foi conscientizar as mulheres sobre a necessidade de realizar exames preventivos.

A ação “Juntas pela Vida” também ofereceu agendamento de exames, corte de cabelo, teste de visão e palestras. Na ocasião, a comunidade local ainda pôde encontrar um espaço para descarte de lixo eletrônico.

3) Copagril ofereceu exames a funcionários

A Cooperativa Agroindustrial Copagril, de Marechal Cândido Rondon (PR), vestiu o rosa com camisetas personalizadas do Outubro Rosa e promoveu diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Em parceria com o Sescoop/PR e o Serviço Nacional da Indústria (Sesi), a Copagril disponibilizou aos funcionários o Caminhão Sesi Cuide-se Mais para a realização de exames de diagnóstico de câncer de pele, de mama, papanicolau e, para os homens, também de câncer de próstata.

4) CERCOS promoveu Ação Social

No Nordeste, a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural Centro Sul de Sergipe – CERCOS promoveu Ação Social sobre o Outubro Rosa. Com o tema “Uma campanha para tocar fundo no peito”, a CERCOS se uniu a parceiros, como o comércio local, o Posto de Saúde Unidade Básica Padre Almeida, o Sescoop/SE e o Grupo Mulheres de Peito, e mobilizou a comunidade local para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Leia mais  Perfil: Daniela Schreiner // Trocando a cidade pelo campo

Além da diretora, dos técnicos em enfermagem e médicos da Unidade de Saúde Padre Almeida, quem também reforçou a relevância do assunto foi o Grupo Mulheres de Peito. Expondo seus próprios exemplos, as mulheres do grupo explicaram sobre o diagnóstico e de como é enfrentar o tratamento de câncer. Para elas, o autocuidado é indispensável.

5) Copacol lançou produto em apoio ao Outubro Rosa que gerou doações

A Cooperativa Agroindustrial Consolata – Copacol, com sede em Cafelândia, região oeste do Paraná, lançou um produto específico para o Outubro Rosa. O Filé de Tilápia Copacol chamava a atenção nos supermercados pelas embalagens de 600 gramas na cor rosa.

A cada pacote comercializado, a cooperativa doou R$ 1,00 a hospitais que tratam pacientes com câncer no Paraná, em São Paulo, no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul. A campanha da venda de Tilápia Copacol durou todo o mês de outubro de 2018 e, no total, arrecadou R$ 160.847,00 para hospitais do câncer.

6) Languiru chamou a atenção a partir de cartazes e sacolas cor de rosa

No Rio Grande do Sul, a Cooperativa Languiru, de Teutônia, organizou diversas ações nas unidades administrativas, comerciais e industriais com o propósito de chamar a atenção dos colaboradores para a importância dos exames de prevenção. Funcionários foram convidados a vestir roupas rosas na ação denominada como “Desafio Rosa”.

Além disso, ao longo do mês, foram afixados cartazes nas unidades alertando as mulheres sobre cuidados com o câncer de mama, e as unidades de varejo da cooperativa disponibilizaram as tradicionais sacolas de compras na cor rosa, em referência ao Outubro Rosa. A mobilização teve como objetivo lembrar clientes, colaboradores e associados da importância de realizar o exame preventivo e de cuidar da saúde como um todo.

7) Coagrisol teve caminhadas, bate-papo e conscientização

Ainda no Rio Grande do Sul, mas dessa vez na região de Soledade, a Coagrisol Cooperativa Agroindustrial realizou diversas campanhas de conscientização sob o comando da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CIPA) e com o apoio da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Soledade e da Secretaria Municipal de Saúde. Uma das atividades foi a “Caminhada Pela Vida”, que teve como propósito conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção de doenças, especialmente o câncer.

Leia mais  Tipos de Cooperativas: Sociais

Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos exames preventivos rápidos, bem como rodadas de bate-papo com profissionais de saúde, em que estes traziam informações sobre prevenção e esclareciam dúvidas dos participantes. Além disso, durante todo o mês de outubro, a Coagrisol desenvolveu decoração com iluminação especial nas suas unidades e recados de conscientização para os cooperados, colaboradores e clientes.

8) Cotrisoja promoveu ciclo de palestras

A Cotrisoja – Cooperativa Tritícola Taperense Ltda, do município de Tapera (RS), promoveu um ciclo de palestras. O encontro, que já faz parte do calendário de eventos da cooperativa, reuniu colaboradoras e representantes da liderança feminina da Cotrisoja para uma tarde de muitas informações e descontração.

O que é saúde, por que adoecemos, doenças que mais atingem as mulheres e check-up da mulher foram alguns dos tópicos abordados pela ginecologista e obstetra Juliana Mariotti durante a palestra. “Um exame de mamografia, por exemplo, apenas detecta um possível câncer que a mulher já tenha desenvolvido. Porém, a prevenção, nós devemos realizar todos os dias adotando bons hábitos, como ter uma alimentação saudável, praticar esportes e dormir bem”, afirmou a palestrante.

Extra: Unimed, maior cooperativa de saúde do mundo, não poderia ficar de fora

Vocês achavam que a gente ia esquecer de falar das ações que a Unimed, a maior cooperativa de saúde do mundo, fez para o Outubro Rosa? Claro que não! Afinal, que cooperativa tem mais a ver com prevenção do câncer de mama que a Unimed?

Foram muitas ações legais da Unimed nas suas mais diversas unidades espalhadas pelo Brasil, e a gente destaca o lançamento, em 2017, de uma cartilha, com informações do Hospital Albert Einstein e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) falando sobre a importância dos exames preventivos e de como a mulher pode se cuidar a partir da mudança de hábitos.

E aí, se inspirou para que sua cooperativa também promova belas ações no #OutubroRosa? Você conhece alguma outra ação de cooperativa que promova a prevenção ao câncer de mama? Conte pra gente!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: