Elton Silveira, 25 anos, está realizando um trabalho de pesquisa sobre os possíveis benefícios do modelo cooperativo para designers.

Elton“Meu TCC (trabalho de conclusão de curso) pretende investigar se o cooperativismo pode ser um modelo de negócio que ajude profissionais do design a ingressar no mercado de trabalho e se esses profissionais têm conhecimento sobre o modelo. Assim como diversos profissionais recém formados, os designers têm dificuldade de arrumar trabalho.”

A declaração acima é de Elton Silveira, 25 anos. Natural de Osório-RS, ele mora em Porto Alegre desde os 17 anos de idade. Formado no curso tecnológico de Design de Produto, o garoto está agora concluindo um MBA em Gestão Estratégica e Inovação. Falta apenas a entrega do TCC para ele finalizar o curso.

Elton cursou tanto a graduação quanto o MBA na Unilasalle, em Canoas-RS. E foi lá também que ele adquiriu conhecimentos sobre o cooperativismo, ao trabalhar como analista de projetos em um setor da universidade chamado Tecnosocial. “O setor desenvolvia capacitações, reuniões, contatos com parceiros, etc. Dentro dessas atividades, fizeram parte cursos sobre associativismo e cooperativismo, tanto na parte mais teórica (princípios e valores), quanto na parte prática. Também fizemos, durante algum tempo, grupos de estudo para nos aprofundarmos mais nesses temas”, conta Elton.

E foi juntando este novo conhecimento sobre o cooperativismo com a sua formação em design que surgiu a ideia para o a sua pesquisa, intitulada “Design e cooperativismo: um estudo sobre a atratividade dos profissionais de design no Rio Grande do Sul pelo modelo empresarial cooperativista e os possíveis benefícios deste modelo para tais profissionais”.

Depois de terminar o MBA, Elton pretende passar algum tempo em Osório para descansar, pensar na vida e decidir que rumo tomar profissionalmente. Umas de suas ideias  para o futuro está relacionada ao seu trabalho de pesquisa: “Penso em talvez criar uma cooperativa de designers. Ou, algo mais amplo, como uma cooperativa de ideias ou cooperativa de criatividade. Não sei ao certo o nome, mas uma cooperativa com profissionais de áreas ligadas à criação, criatividade, como designers, fotógrafos, artistas plásticos, publicitários, programadores, pessoal das artes cênicas, pessoal do cinema, etc.”.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: