Lara, 16 anos, teve a oportunidade de conhecer a cidade de Sunchales, na Argentina, graças à sua participação na Cooperativa Escolar Bom Pastor

Lara Flores - COOEBOMPA

Em 2010, a escola Bom Pastor fundou a primeira Cooperativa Escolar de Nova Petrópolis-RS, a COOEBOMPA. Foi aí que Lara Flores começou a viver o cooperativismo na prática.

Lara começou como secretária da diretoria, e hoje é secretária do Conselho Fiscal da cooperativa. Para ela, esse trânsito por diferentes áreas é um dos benefícios da cooperativa escolar, já que possibilita desenvolver novos conhecimentos. Ela destaca também a integração proporcionada pela instituição: “Com a criação da cooperativa, passei a conversar com alunos de outras turmas, que antes nem conhecia. Agora todo mundo convive e trabalha junto, inclusive colegas de séries diferentes. A troca de ideias aumentou muito”.

Mas a grande oportunidade proporcionada pela COOEBOMPA veio em novembro de 2011, quando uma comitiva foi enviada para Sunchales, a capital argentina do cooperativismo. Lara fez parte do grupo que passou uma semana na cidade, conhecendo escolas e cooperativas locais. A experiência foi marcante. O que mais chamou a atenção foi o quanto Sunchales é envolvida com o cooperativismo. “A cidade respira cooperativismo. Na nossa escola a cooperativa é uma atividade extra, em Sunchales tudo é baseado na cooperativa”, afirma Lara. Ainda segunda ela, essa foi uma percepção geral dos alunos que foram para lá, e serviu para todo mundo voltar mais motivado para aplicar os valores cooperativos na COOEBOMPA.

Lara está em seu último ano na cooperativa escolar, já que vai concluir o ensino médio agora em 2012. Ela pretende cursar Publicidade e Propaganda e deseja seguir trabalhando com cooperativas. Já no espírito de divulgar o cooperativismo, foi dela a iniciativa de criar o blog da COOEBOMPA, onde todas as atividades do grupo são publicadas.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: