Em parceria com a ComTexto, o Geração Cooperação conseguiu reunir 401
jovens ligados ao cooperativismo para o estudo.

pesquisa-jovem-coop

A ComTexto é uma empresa especializada em pesquisa de mercado de Porto Alegre e nos ajudou a desenvolver essa pesquisa incrível. Através dela, buscamos entender os jovens trabalhadores ou associados do cooperativismo e sua relação com esse sistema.

O estudo reuniu, entre homens e mulheres, 54 pessoas de Porto Alegre e Região Metropolitana e 347 pessoas do interior do Estado. Todas elas trabalham ou são associadas em alguma cooperativa e têm de 16 a 34 anos

Venha ver os principais resultados e conhecer um pouquinho mais desse perfil!

Lazer e Informação

Não precisa nem dizer, né? Os meios preferidos dos jovens foram, disparados, as Redes Sociais e o Sites e Blogs Informativos. Logo em seguida veio a TV.

Já os conteúdos preferidos dos entrevistados foram Assuntos Acadêmicos de suas áreas, Tecnologia e Inovação e Cultura e Entretenimento. Nada novo sob o sol das Gerações Y e Z, não acha?

informacao-lazer

Planos para o Futuro

Pelo visto, o que vem por aí no cooperativismo é uma galera empolgada por fazer acontecer e que cada vez mais se preocupa com como mudar esse mundo pra melhor.

Questionados sobre seus planos para os próximos 5 anos, os respondentes indicaram que adorariam viajar e conhecer o mundo, ajudar os outros a mudarem suas realidades de vida e ver o Brasil um país mais justo.

Além de quererem fazer a diferença, os jovens estão otimistas dentro do cooperativismo: mesmo em tempos de crise e alta do desemprego, 73,1% dos pesquisados acreditam que estarão “em uma situação ou posição mais importante ou de maior responsabilidade” nos próximos 5 anos em suas carreiras. Por aqui, sentimos firmeza!

futuro

Carreira

No âmbito profissional, os pesquisados – dos quais a maioria se formou em ou está cursando cursos relacionados a administração e gestão – normalmente estudam e trabalham simultaneamente. 

E não para por aí o investimento na carreira: esmagadores 71,1% dos respondentes afirmaram que já realizaram cursos de capacitação, demonstrando um grande envolvimento e dedicação! Hoje, eles estão centrados em três principais áreas de atuação: Agro, Saúde e Crédito.

carreira

Jovem + Cooperativismo

Quanto à relação dos jovens com o cooperativismo, parece que essa é uma união estável. Com tendências à comunhão de propósitos, essa geração é bastante engajada e indica apreciar principalmente o comprometimento que as cooperativas têm com os associados e com a sociedade, bem como o próprio modelo cooperativista.

Além disso, 86,3% dos respondentes acham que suas cooperativas incentivam o desenvolvimento pessoal e a capacitação. E 72,1% têm como ideia construir carreira em uma cooperativa. Não é por nada, afinal, 76% deles demonstram estar satisfeitos com seus salários.

É… Dedicação e lealdade são palavras que descrevem bem a relação dos jovens com o cooperativismo. Com cerca de 65% deles afirmando “vestir a camisa” de suas cooperativas e, ao mesmo tempo, dizendo que recomendam para amigos e/ou familiares que façam parte de uma cooperativa. E aí, você é pilhado assim também?

jovem-cooperativismo

Visão: como comunicar?

Mesmo com um pensamento positivo a respeito do cooperativismo, muitos respondentes ainda percebem a forma de transmissão de informações a respeito do modelo como ineficaz quando se trata de atingir outros jovens. Para eles, o mercado tradicional se comunica de forma mais atrativa, o que faz com que menos pessoas conheçam o cooperativismo.

Leia mais  Veja o dia a dia da Alessandra no Programa Aprendiz no Campo

jovem-cooperativismo

Satisfação

Em geral, os pesquisados se sentem acolhidos por suas cooperativas e acreditam que o ambiente em que estão agora é mais saudável do que outros espaços de trabalho em que já estiveram.

Por causa dessas considerações, 69,3% dos jovens indicaram que estão satisfeitos ou totalmente satisfeitos em termos profissionais. Dê uma olhada:

jovens-coop

Com tantos resultados que revelam pessoas empolgadas, felizes e cheias de vontade, fica difícil não ser otimista, né?

Vamos juntos em busca de novas possibilidades de crescimento! Essa pesquisa pode ser uma ótima forma de começar!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: