Os podcasts estão bombando novamente. E o cooperativismo está presente nessa onda também!

Fala, Geração! Estão ligados nos podcasts sobre cooperativismo?

Os podcasts ganharam destaque no final dos anos 2000, depois ficaram meio esquecidos no universo online. Já falamos anteriormente da trajetória dessa mídia aqui no blog.

De fato, eles estão de volta com mais força e aqui vamos trazer três podcasts imperdíveis sobre cooperativismo de plataforma e um especial que trata do SomosCoop, movimento que levanta a bandeira do cooperativismo no Brasil.

Confira 4 podcasts sobre Cooperativismo que o GC selecionou para você:

 

1 – CoopCast Brasil

O Coopcast, como eles mesmos apresentam, “é um podcast que fala sobre o Cooperativismo de uma forma diferente”.

Com visão independente, racional e, por vezes, crítica, as entrevistas abordam temas relevantes para reflexão sobre a lei, a história e a doutrina cooperativista.

Aliás, aqui no blog já demos destaque ao episódio O Futuro do Cooperativismo Financeiro no Brasil, com a participação do Ênio Meinen.

Dessa vez, o advogado , professor e pesquisador, Leonardo Rafael, entrevista o diretor da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Mário De Conto, uma das referências brasileiras no tema Cooperativismo de Plataforma.

De acordo com Mário, existem grandes desafios para constituição e desenvolvimento das cooperativas de plataforma no Brasil.

Além disso, o diretor da Escoop traz exemplos internacionais das cooperativas UP & GO (Nova York/Estados Unidos) e da Stocksy (Canadá).

2 – O Assunto

Com a finalidade de trazer assuntos do momento discutidos com profundidade, o podcast do G1 contextualiza, explica e traz um ângulo diferente dos assuntos mais relevantes do Brasil e do mundo.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com o sociólogo Ruy Barbosa e personagens envolvidos na precarização das condições de trabalho dos entregadores. Além das reivindicações e do reconhecimento da classe de trabalhadores, o podcast traz um cenário internacional respaldado pelo aumento da importância da economia solidária e das cooperativas, isto é, os entregadores estão se auto-organizando em cooperativas.

Leia mais  200 anos de Friedrich Wilhelm Raiffeisen

Certamente, um exemplo muito conhecido é o da cooperativa espanhola chamada Mensakas. A cooperativa de Barcelona surge em 2017 e desenvolve um aplicativo, a partir de uma greve que os entregadores fizeram na Espanha.

Mas não para por aí! Na Bélgica, tem o case da Urbike, tem a CoopCycle, na França e, mesmo no Brasil, tem a Pedal Express, em Porto Alegre.

Inegavelmente, o cooperativismo de plataforma é um modelo de negócio que tem surgido como uma tentativa de organização, no sentido de defender a renda e a subsistência desses trabalhadores!

3 – Justificando

Com a apresentação de André Zanardo e Mariana Boujikian, o Justificando é um podcast semanal com análises progressistas sobre os assuntos mais quentes de política e justiça.

Nesse episódio, os convidados especiais são Rafael Zanatta (mestre em Direito e Economia pela Universidade de Turim e mestre em Sociologia Jurídica pela USP, tradutor do livro Cooperativismo de Plataforma, que foi escrito pelo Trebor Sholz) e Ivy Frizo de Melo (bióloga e doutora em Ecologia, com especialização em Educação Ambiental e Empreendedorismo Social pelo IPE, na Suécia).

Assim, o podcast aborda a busca de soluções e alternativas que garantam condições mais dignas de trabalho para os entregadores, por meio da organização de cooperativas.

Aliás, rola um debate interessante sobre o Breque dos Apps, uma paralisação que mobilizou trabalhadores de várias capitais brasileiras!

Zanatta fala sobre a Platform Cooperativism Consortium, uma plataforma aberta que permite encontrar registro de mais de 500 cooperativas de plataforma no mundo inteiro.

Assim sendo, o especialista explica como cooperativas de outros países estão se organizando e quais são os desafios para colocar de pé um aplicativo que permita a criação de uma plataforma digital de negócio.

Leia mais  Maratona com ares de cooperação

4 – Café com Coop

O podcast Café com Coop tem o objetivo de levar o cooperativismo para as pessoas, de uma forma leve e descontraída. Ele faz parte do projeto Acredite no Cooperativismo, desenvolvido pela Aurora Alimentos.

Dessa forma, o primeiro episódio traz a participação da Daniela Lemke, gerente de comunicação da OCB. Ela fala sobre o movimento SomosCoop, que nasceu sob a ideia de unificar a causa para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade brasileira.

Os podcasts em números

De acordo com o Spotify, serviço de streaming de áudio, líder mundial em arquivos de música, o consumo de podcasts no Brasil cresce 21% ao mês desde janeiro de 2018, fato que fez a empresa ampliar o investimento nesse tipo de conteúdo “não musical”.

Com isso, o Brasil já assumiu o segundo lugar no ranking de consumo de podcasts, conforme pesquisa do Podcast Stats Soundbites, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Segundo eles, a identificação entre grupos que buscam conteúdos específicos é o principal fator que vem impactando no aumento expressivo do consumo dessa mídia.

E aí, Geração! Já definiu qual o seu podcast sobre cooperativismo favorito? Tem algum outro que não entrou na nossa lista? Manda pra gente!

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: