A sucessão familiar nas propriedades rurais deverá ganhar força com o Programa.

Em meio ao frequente êxodo de jovens do meio rural para as cidades, como fazer para que as novas gerações tenham interesse em manter o funcionamento das propriedades de suas famílias? A agricultura familiar tem sofrido com um crescente desinteresse por parte dos jovens e a população rural vem envelhecendo. Para auxiliar na resolução de problemas como este, o Sescoop/RS criou o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, voltado a jovens de 14 a 18 anos.

O Programa é abrigado na Lei 10.097/2000, que é regulamentada pelo Decreto 5.598/2005. A lei diz que “Os estabelecimentos de qualquer natureza são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem número de aprendizes equivalentes a 5%, no mínimo, e 15% no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional”. O resultado dos programas desenvolvidos pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem tem sido muito positivo, como mostra um levantamento do Sescoop/SP, que revela que 70% dos jovens aprendizes que participam do Programa Aprendiz Cooperativo são efetivados nas cooperativas após sua conclusão (dados do Estado de São Paulo).

Segundo o Gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, em matéria publicada na revista Rio Grande Cooperativo (edição jul/ago/set, 2015), “Uma das diferenças fundamentais e quebra de paradigma é o fato de que esse aprendiz terá as aulas práticas em ambientes diversificados de produção, como propriedades modelos, laboratórios, dia de campo, feiras e exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando conhecimentos que , no conjunto, estimulam a formação de um agente empreendedor cooperativo”.

Leia mais  Cooperativas gaúchas são premiadas no Top of Mind 2016

As aulas do programa terão início em fevereiro de 2016. As cooperativas interessadas em participar do programa deverão procurar o SESCOOP/RS.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: