Cooperativa de teatro de São Paulo é referência no cenário artístico nacional

Duas edições da Mostra Brasileira de Teatro de Grupo, sete edições da Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, cinco edições do Teatro nos Parques e mais uma série de oficinas, palestras, espetáculos e debates compõem o grande currículo da Cooperativa Paulista de Teatro. Criada em 1979, a cooperativa inaugurou o ramo das cooperativas de cultura no Brasil, elevando o teatro a um novo patamar no país. Hoje, a cooperativa conta com cerca de 750 núcleos e quase 4 mil associados. O Geração Cooperação conversou com Dorberto Carvalho, membro do Conselho Administrativo da cooperativa, para entender um pouco mais dessa história. Confere ae:

Em se tratando de trabalhar com teatro, quais são as principais dificuldades que permeiam o dia-a-dia da cooperativa?
Dorberto – A principal dificuldade, ou desafio, é garantir acesa a chama da luta permanente por políticas públicas de continuidade, que não se restrinjam a eventos e garantam a manutenção, produção e desenvolvimento da atividade teatral no país em beneficio dos artistas e da população.

Consta no site que hoje a cooperativa conta com cerca de 750 núcleos. Todos esses núcleos são em São Paulo?
Dorberto – A maioria dos núcleos artísticos está situada em São Paulo, no entanto, a partir de sua nova gestão, a cooperativa tem atuado no sentido promover uma maior integração da Grande São Paulo, Litoral e Interior, para isso, mantém em curso um conjunto de ações, dentre elas, um projeto de implantação de sedes regionais, iniciando pela cidade de Campinas.

Por que o jovem brasileiro deveria olhar com atenção especial para o cooperativismo?
Dorberto – Porque embora o cooperativismo seja um modo de produção integrado na estrutura produtiva do capitalismo, paradoxalmente, a partir de uma organização como essa é possível imaginar um modo de produção para além do capitalismo, isto é, essa organização possibilita um exercício de pensar o futuro e pensar o futuro é principalmente a tarefa dos jovens.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: