“Eu não tenho nada em comum com pessoas preguiçosas que culpam os outros pela sua falta de sucesso. As melhores coisas vêm do trabalho duro e da perseverança. Não tem desculpa – é a dedicação que vê os sonhos se tornarem realidade”, Kobe Bryant.

Lucy Nicholson/Reuters

Antes de mais nada, como estamos Geração? Foram bem de festas de fim de ano?? Nós aqui do GC vamos abrir 2021 trazendo um lance que precisa rolar direto daqui pra frente – a sustentabilidade e a inovação! Calma… sabemos que é um assunto meio recorrente. Mas saca só o que a gente preparou!

Acima de tudo, já tínhamos falado aqui sobre cooperativas de reciclagemcases de sucesso  e até sobre algumas iniciativas meio bizarras, lembram? Mas hoje nossa pegada é o que tem de novo acontecendo pelo mundo, e como nós, que somos a Geração Cooperação, podemos aprender com isso e trazer para nossa realidade!

SUSTENTABILIDADE, JÁ É REAL!

Aqui no RS, um grande problema que a gente tinha era uma quantidade imensa de passivo ambiental gerado pela casca de arroz. Pra quem não sabe…

O RS é o maior produtor de arroz do Brasil (70,8% da produção Nacional, segundo a Conab). Mas a casca do arroz não tem muito valor, demora muito (mas pensa muito mesmo…) pra se decompor no meio ambiente, e se descartada incorretamente, gera um problemão… Então, pensando nisso, foram realizados vários estudos sobre a queima dessa casca e posterior descarte correto dos subprodutos resultantes dessa queima. E adivinha??

A Usina Termelétrica São Sepé completou em dezembro de 2020 dois anos de sua inauguração. O empreendimento é uma sociedade entre as cooperativas Creral (Erechim/RS) e Ceriluz (Ijuí/RS), e mais quatro empresas. Como resultado, neste empreendimento a geração de energia é feita a partir da queima da casca de arroz que chega a 70 mil toneladas por ano. E o mais importante, a casca é fornecida por empresas arrozeiras de oito municípios da região central do Rio Grande do Sul (você pode ler toda essa matéria clicando AQUI).

Leia mais  Perfil: Liliana Dutra // Cooperar para criar asas

REALIDADE ELETRIZANTE

Afinal, o que falar das nossas cooperativas?? Será que o nome do meio delas é “Sustentável”??

Se a gente falar só de coisa recente mesmo, olha o que aparece: drone, sol, vento, biomassa e várias outras! Esse assunto é tão legal que já falamos até em nossa websérie Fala Ae Geração, tanto na primeira temporada com o Capu como na segunda, com a Camila.

Mas e será que nós, que somos mais jovens, recém começando nossa vida profissional, temos como fazer alguma coisa que realmente impacte no futuro do planeta? Desde já, uma coisa já sabemos que estamos fazendo certo: dentre todas as opções, nós escolhemos o cooperativismo – e temos certeza MESMO que é a melhor escolha!

Da mesma forma também estamos cientes que cooperativismo é sinônimo SIM de inovação, consciência, inclusão e conhecimento! Que a gente segue avançando sem esquecer das pessoas e servindo de exemplo, sempre! E, do mesmo modo, não podemos esquecer de olhar o que está acontecendo no mundo de bacana que pode servir de exemplo pra gente aqui.

O EXEMPLO DA SUSTENTABILIDADE DE CARVEY

E foi nessa vibe que descobrimos a história do Carvey Ehren Maigue. Para esclarecer, esse cara tem 27 anos e recebeu em novembro do ano passado o prêmio global de sustentabilidade “James Dyson Awards”. Ele é estudante de engenharia, vive nas Filipinas e é o criador de um novo material feito de resíduos de colheitas que converte luz ultravioleta em energia renovável.

Carvey Ehren Maigue e a sustentabilidade

Assim, este sistema criado por ele, chamado de AuREUS, é capaz de produzir energia cerca de 50% do tempo, em comparação com 15 a 22% nos painéis solares tradicionais. Em suma, as partículas bioluminescentes são extraídas de frutas e vegetais específicos coletados de agricultores locais que foram afetados por perturbações induzidas pelas mudanças climáticas. Na entrevista que ele deu pro site Dyson (do Reino Unido), ele fala sobre toda essa jornada até o prêmio, a inspiração por trás da invenção dele, o que tem pela frente e por que persistência é imprescindível!

Leia mais  O cooperativismo de plataforma como solução

Sustentabilidade AuREUS

Então, Geração, o segredo para os próximos meses está justamente nesse exemplo do filipino! Cada conquista é uma jornada, agradeça o pessoal que serve de exemplo na tua vida e persistir sempre!

Tá curioso pra ler mais sobre o Carvey? Você pode conferir a entrevista dele na íntegra (em inglês) aqui. E se quiser saber um pouco mais, fala pra gente que podemos trazer mais detalhes sobre essa história no nosso Insta, Face, YouTube ou Twitter!

Era isso, Geração! Abraço!

 

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: