A COOGAMAI é a primeira cooperativa de garimpeiros do Brasil
As cooperativas de mineradores têm a finalidade de pesquisar, extrair, lavrar, industrializar, comercializar, importar e exportar produtos minerais.
Com o cooperativismo, as atividades informais de mineração são formalizadas, assegurando direitos e melhores condições de trabalho aos mineradores.
Este ramo do cooperativismo tem o respaldo da Constituição Brasileira. Os garimpeiros, que costumam sair de diversas regiões do país, se aglomeram em locais onde veem a oportunidade de extrair minérios valiosos.
As cooperativas de mineração são responsáveis por oferecer saúde, alimentação e educação aos seus membros. Além dos garimpeiros, também podem fazer parte da cooperativa quebradores de pedras e trabalhadores na extração de areia, pedra, entre outros profissionais.
As cooperativas minerais também contribuem com a conscientização dos trabalhadores sobre a importância de preservar o meio ambiente. O objetivo é trabalhar de forma que tanto os cooperados quanto a comunidade fiquem satisfeitos, sem danificar a natureza.
Conheça a COOGAMAI, de Ametista do Sul/RS
A COOGAMAI, a Cooperativa de Garimpeiros do Médio Alto Uruguai, é a primeira cooperativa de garimpeiros do Brasil e fica no município de Ametista do Sul, no Rio Grande do Sul.
Junto com a COOGAMAI existe um Centro de Saúde do Garimpeiro, onde são realizados exames e consultas específicas para os trabalhadores. Essa iniciativa é possível através de um Fundo de Saúde do Garimpeiro composto pelos proprietários de garimpo.
Conheça a história completa da COOGAMAI aqui.
Quer saber mais sobre os outros tipos de cooperativas? Continue explorando o blog do GC:
Conheça as Cooperativas Educacionais, Agropecuárias, Habitacionais, Sociais, de Turismo e Lazer, Infraestrutura, Produção, Consumo, Trabalho, Transporte, Saúde, Minério e Crédito.

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
