Saiba mais sobre o funcionamento de uma cooperativa de transporte

tipos-cooperativa-transporte

As cooperativas de transporte atuam na prestação de serviços de transporte de cargas e passageiros. É uma espécie de cooperativa que poderia ser enquadrada no ramo trabalho, mas, devido às peculiaridades de sua atividade, tem denominação própria.

As cooperativas desse ramo têm gestões específicas em suas várias modalidades:

– Transporte individual de passageiros (táxi e moto táxi);
– Transporte coletivo de passageiros (vans, ônibus, etc.);
– Transporte de cargas (caminhão, motocicletas, furgões, etc.);
– Transporte escolar (vans e ônibus).

Cooperativas de transporte no Brasil

Em Porto Alegre há duas cooperativas de táxi bem conhecidas: a Coop Táxi – Cooperativa dos Proprietários de Taxi da Região Metropolitana de Porto Alegre Ltda – e a Cootaero – Cooperativa de Táxis do Aeroporto Salgado Filho.

Enquanto que no Rio Grande do Sul há diversas cooperativas do ramo associadas ao SESCOOP/RS, como a VALE LOG – Coop. de Transportes do Vale do Taquari de Arroio do Meio, a REDE TRANSPORTE – Coop. Central Rede Transporte Ltda de Arroio do Meio, a COOPERTRANS – Coop. dos Transportes de Carga de Erechim, a COOFATUR – Coop. Farroupilhense de Transportes de Farroupilha e a COTRASUL – Coop. de Transporte do Mercosul Ltda de Itaqui.

Segundo um relatório do Sescoop/GO, em 2009 o Brasil tinha 1.100 cooperativas de transporte, com mais 100 mil associados e quase 9 mil empregados. Só para você ter uma ideia, as cooperativas de transporte correspondem a 15% de todas as cooperativas nacionais!

Quer saber mais sobre os outros tipos de cooperativas? 

Continue explorando o blog do GC! Conheça as Cooperativas AgropecuáriasEducacionaisHabitacionaisSociais, de Turismo e Lazer, Infraestrutura, Produção, Trabalho, Consumo, Saúde, Minério e Crédito.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: