O objetivo de adquirir uma residência a um custo mais acessível é um dos motores propulsores das cooperativas habitacionais

tipo-cooperativa-habitacional

E esse sonho da casa própria pode ser alcançado com a ajuda dos ideais do cooperativismo, pessoas unidas somando esforços para alcançar um resultado satisfatório para todos.

As cooperativas desse ramo funcionam da seguinte maneira: os associados contribuem com um valor mensal e têm acesso a um determinado tipo de imóvel, acordado previamente.

É claro, o valor da contribuição varia de cooperativa para cooperativa, assim como a frequência, o acesso ao imóvel e etc. Mas, de um modo geral, elas operam sob esse sistema.

Cooperativas habitacionais no Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, existe uma série de cooperativas desse tipo, como a Cooperativa Habitacional Bem Viver e a Cooperativa Habitacional Geraldo Santana.

Para ilustrarmos como funciona esse tipo de cooperativa, podemos dar uma olhada nos pré-requisitos que a Geraldo Santana demanda para que uma pessoa se torne um associado:

  • Ir à sede da cooperativa portando comprovante de residência e renda, RG e CPF;
  • Pagar a quota parte no valor único de R$ 200,00;
  • Ser sócio do Grêmio Sargento Expedicionário Geraldo Santana ou pagar o valor da mensalidade social vigente, mensalmente;
  • Pagar as prestações mensalmente, caso queira participar de algum dos projetos, ou pagar R$ 21,00 por mês para ser apenas um associado poupador;
  • Como os dois projetos autofinanciados da cooperativa já estão em andamento, caso queira adquirir o imóvel pelo sistema, o interessado terá que pagar as prestações anteriores de acordo com a sua capacidade de pagamento. Este parcelamento terá que ser feito em múltiplas de prestações.

Cooperativas habitacionais na Europa

Na Europa, a presença de cooperativas habitacionais é maciça em diversos países.

Leia mais  Programa Aprendiz Cooperativo forma nova turma

Na Suíça, por exemplo, 5,1% de todas as habitações do país são cooperativadas. O Schweizerischer Verband für das Wohnungswesen (Federação Suíça de Cooperativas Habitacionais) representa em torno de 1.500 cooperativas habitacionais, responsáveis por mais de 150 mil residências.

Quer saber mais sobre os outros tipos de cooperativas? 

Continue explorando o blog do GC! Conheça as Cooperativas AgropecuáriasEducacionaisSociais, de Turismo e Lazer, Infraestrutura, Produção, TrabalhoTransporte, Crédito, Consumo, Saúde e Minério.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: