Além das belas praias, a região da Costa Doce possui cooperativas ligadas aos ramos da agropecuária e saúde.

São Lourenço do Sul – RS (foto: site da prefeitura)

Enquanto uma parcela dos gaúchos curte as praias no litoral norte e sul no verão, outros preferem aproveitar as praias de águas doces e calmas que a Lagoa dos Patos tem a oferecer. São Lourenço do Sul e a Praia do Laranjal, de Pelotas, são um ótimo exemplo de roteiro para quem procura fugir do agito do mar e das ruas nas praias litorâneas.

São Lourenço do Sul – RS (foto: site da prefeitura)

A orla de São Lourenço do Sul chama a atenção pela vegetação: plátanos, figueiras e coqueiros. Possui as mais belas paisagens da região, compondo a chamada “Orla Doce”, região turística banhada por rios e lagoas na região sul do Brasil. Os cinco quilômetros de orla apresentam águas cristalinas e rasas, e as principais praias são praia das Nereidas ou praia das Crianças, praia da Barrinha, praia das Ondinas e praia das Mães. Tantas belezas naturais alavancam o turismo e fazem de São Lourenço uma das praias mais bem preparadas para receber o turista na costa da Lagoa dos Patos.

É de lá a Coopar, Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul LTDA. A Coopar é responsável por boa parte da produção de milho, feijão, soja e batata da região, sendo os laticínios os produtos mais conhecidos.

Praia do Laranjal – RS (Wikimedia)

Em Pelotas, o bairro do Laranjal é banhado pela Lagoa dos Patos, que também pertence à Costa Doce. O balneário é composto pelas praias Santo Antônio, Dos Prazeres (Barro Duro) e Valverde. Além das belas praias, também é forte o potencial gastronômico da região. O turista que se aventurar por lá encontrará excelentes opções de hospedagem, além de diversas opções de bares e restaurantes. Os mais aficionados por açúcar vão se deliciar com os famosos doces de Pelotas, carro-chefe da Fenadoce, feira que já está em sua 23ª edição e acontece no mês de junho.

Leia mais  Cooperativas que você vai curtir ? Cooperativas vinícolas

Praia do Laranjal  – RS (foto: Letícia M Tavares)

Pelotas possui duas cooperativas agropecuárias e uma de saúde. A Cosulati produz laticínios e surgiu da fusão da Coolapel e da Colacti. A Caesul (Cooperativa Arrozeira Extremo Sul Ltda.) produz diferentes tipos de arroz, inclusive para exportação. Também é de lá a Unimed Pelotas, cooperativa de trabalho médico líder na região sul do Estado.

Se você ainda está pensando no seu roteiro de férias, a região da Costa Doce é uma ótima opção: descanso, lazer, cooperação e belas paisagens esperam por você.

Inscreva-se em nossa Newsletter!
Compartilhe: