Estudiosos acreditam que o sistema cooperativista surgiu na Redução Jesuítica Encarnación de Itapúa
Sabe como surgiu o cooperativismo? Você já deve ter ouvido falar sobre a história da origem, que é disseminada pela cultura europeia. Segundo ela ensina, o sistema cooperativista se iniciou em 1844, em Rochdale, na Inglaterra. No entanto, alguns estudiosos, como Rafael Carbonell de Masy, defendem um outro ponto de vista: segundo eles, o cooperativismo se originou bem antes, em 1627, na Redução Jesuítica Encarnación de Itapúa, no Paraguai.
Portanto, o cooperativismo já soma 390 anos de história e surgiu em solo latino-americano! Na época, os índios Guaranis já colocavam em prática os princípios do cooperativismo. Um exemplo é a livre adesão: “O povo indígena podia optar entre o ‘tupambaé’, propriedade comum com produção comunitária, e o ‘abambaé’, âmbito privado de produção ou produção familiar. Contudo, nem todos os índios eram obrigados a seguir as regras comunitárias, como condição de permanência na redução”, explica o presidente do Sescoop/RS Vergilio Perius.
Saiba mais sobre a origem do cooperativismo neste artigo.
Continue no blog | História: as ondas do cooperativismo

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
