É sustentabilidade que você quer, @? Então fica por dentro da estrutura ecológica da Unidade de Negócios que a Unicred – Centro-Oeste RS inaugurou.
Hoje, o assunto por aqui tem a ver com um dos sistemas cooperativistas mais importantes do Brasil: o sistema Unicred.
Poderíamos falar sobre suas 35 cooperativas ou sua presença em 10 estados, mas o destaque vai para a mais nova Unidade de Negócios da Unicred – Centro-Oeste RS.
Quase 500m² de sustentabilidade
Muito mais que uma nova Unidade de Negócios do Sistema, a nova estrutura da Unicred – Centro-Oeste RS é sinônimo de sustentabilidade . A Unicred, além de promover sustentabilidade social e econômica no dia a dia, conta agora com um ambiente de trabalho sustentável ecologicamente.
A nova estrutura foi inteiramente pensada a fim de gerar o menor impacto ambiental, e, para isso, faz uso de alternativas ecofriendly para captação de energia e manutenção da estrutura. Confira algumas soluções adotadas pela sede sustentável da Unicred – Centro-Oeste RS.
1- Energia Solar: limpa, renovável e não poluente
A nova instalação possui uma das melhores tecnologias em nível de geração de energia elétrica renovável, utilizando o potencial da radiação solar para suprir 80% da demanda elétrica da Unidade.
2- Telhado verde: mais conforto térmico, menos ar-condicionados
A estrutura conta com cobertura vegetal, chamada popularmente de telhado verde. O sistema, feito de grama e plantas, garante mais conforto térmico no ambiente, reduzindo o uso de ar-condicionados. Além do impacto na temperatura, o telhado verde proporciona conforto acústico ao espaço.
3- Jardins Verticais: ar puro no ambiente de trabalho
O uso de jardins verticais traz ao ambiente a redução da radiação solar, com seus galhos e folhas. Além disso, a instalação permite a filtragem e a descontaminação do ar, graças à fotossíntese realizada pelos vegetais.
4- Reaproveitamento da água da chuva: 5 mil litros de economia
Tanto os jardins verticais como o telhado verde são irrigados com água proveniente da chuva, armazenada em uma caixa d’água de 5 mil litros, instalada na estrutura. O reaproveitamento do recurso também será utilizado para limpeza do espaço e descarga dos banheiros.
5- Iluminação natural: redução do consumo de energia
A estrutura foi pensada a fim de otimizar a iluminação natural, e assim, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica. Isso é possível graças à adoção estrategicamente planejada de vidros e janelas no ambiente.
6- Bicicletário: incentivo à mobilidade urbana alternativa
Vá de bike. Essa é a mensagem da Unicred – Centro-Oeste RS ao instalar um bicicletário no novo ambiente, dando aos ciclistas visitantes e cooperados uma opção exclusiva e segura para guardarem as bikes.
Curtiu? Essa é uma ótima inspiração de um negócio sustentável na prática. Compartilhe essa ideia!

Os textos do blog do Geração Cooperação estão licenciados com o Creative Commons. Isso significa que você pode reproduzi-los em seu site, blog, jornal ou revista. Fique à vontade para usar nosso conteúdo, só não esqueça de citar a fonte e linkar nosso site.
